pastorwagnershekinah@hotmail.com

pastorwagnershekinah@hotmail.com
ENDEREÇO Avenida Arquiteto Vilanova Artigas, nº. 1950Bairro: Conjunto Habitacional Teotonio Vilela CEP: 03928-240 SÃO PAULO SP

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Em vindo a soberba, virá também a afronta; mas com os humildes está a sabedoria Prov 11:2

Muitas vezes nos achamos melhor do que nosso próximo e deixamos de lado sua dignidade tornando-nos orgulhosos e soberbos. O mundo nos ensina que temos de ser extremamente bom naquilo que fazemos; pena que muitos, mesmo dando seu máximo, acabam por não serem. E como conseqüência observamos várias pessoas ao nosso redor se exaltarem e rebaixarem outras. Todavia muitos não sabem que “antes da ruína, o coração do homem se eleva, mas a humildade precede a glória” (Prov 18,12).
A soberba invadiu nossas relações diárias e todos os ambientes por onde andamos. O povo está a cada dia esquecendo o exemplo de humildade de Jesus e de que anda somos sem Deus. Estamos a cada minuto nos gloriando por sermos um bom profissional, uma boa pessoa, um bom ser humano, mas nos esquecemos de quem deu-nos condições para sermos tais, de quem realmente são estas glórias. Jesus disse: “ Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para vossas almas”(Mt 11,29).
passagem do Evangelho de São Lucas relata que “ chegando perto de Betfagé e de Betânia, junto do monte chamado das Oliveiras, Jesus enviou dois dos seus discípulos e

DISSE-lhes: “Ide a essa aldeia que está defronte de vós. Entrando nela, achareis um jumentinho atado, em que nunca montou pessoa alguma; desprendei-o e trazei-mo. Se alguém vos perguntar por que o soltais, responder-lhe-eis assim: “O Senhor precisa dele.” Partiram os dois discípulos e acharam tudo como Jesus tinha dito. Quando desprendiam o jumentinho, perguntaram-lhes seus donos: “Por que fazeis isso”? Eles responderam: “ O Senhor precisa dele.” E trouxeram a Jesus o jumentinho, sobre o qual deitaram seus mantos e fizeram Jesus montar. À sua passagem, muitas pessoas estendiam seus mantos no caminho. Quando já se ia aproximando da descida do monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos, tomada de alegria, começou a louvar a Deus em altas vozes, por todas as maravilhas que tinha visto. E dizia: “Bendito o rei que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória no mais alto dos céus!”(Luc 19,29-38)

Continuando a trecho bíblico vemos que os dois discípulos fazem como Jesus havia ordenado: desprendem o jumentinho e leva-o a Ele. Muitas vezes estamos presos em sentimentos e ações que nos deixam atados ao nosso passado, presente e até mesmo nosso futuro. O Senhor nos quer livres! Livres do orgulho, da soberba e tudo que afasta-nos Dele. Se estivermos livres, iremos toa longe quanto o senhor planejou para cada um de nós.
Ao desenrolar do trecho do Evangelho de São Lucas lemos que o animalzinho foi coberto com mantos e em seguida Jesus montou nele para ir rumo a Jerusalém. Ser cristão é levar o Senhor às “Jerusaléns” do mundo. E Ele mesmo nos capacitara para isto.
Aquele jumentinho enquanto seguia a estrada poderia ter se levantado e derrubado Jesus. Ele poderia ter corrido em alta velocidade, em meio a tanto barulho do povo que aclamava Jesus, permitindo assim que o Senhor passasse despercebido. Todavia, ele foi até o fim, assumindo seu papel e fazendo o que lhe convinha fazer: levar o Senhor.
Este animalzinho era humilde e manso. Nós precisamos ser mais humildes e mansos. O Senhor quer precisar de nós, para sermos sinal de sua presença, e como jumentinhos resta-nos levá-Lo com humildade e mansidão.
“Humildade é a verdade” e a verdade, sabe que é Jesus. E “se, portanto o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres” (Jo 8,36
Bíblia nos ensina sobre a humildade, ou a falta dela.
A soberba nos leva a destruição;"
A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda." Provérbios 16.18-
O humilde é um sábio;"
Em vindo a soberba, virá também a afronta; mas com os humildes está a sabedoria."
Provérbios 11.2-
O humilde é ouve e aprende com as outras pessoas;"
Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes." 1Pedro 5.5-
Um exemplo de humildade ensinado por Jesus;"
Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus." Mateus 18.4-
O próprio Senhor Jesus é humilde
Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." Mateus 11.28-30
Para o grande dilema da humildade, a Bíblia aponta para um único caminho: Jesus Cristo. O maior exemplo de humildade que já aconteceu nesta terra.Somente sendo como Ele, aprendendo d´Ele, que encontraremos descanso para nossas almas, na humildade de Jesus. Amém.
Temos de tomar consciência de algumas coisas:
A soberba não é grandeza, é inchaço
“A soberba precede a ruína; e o orgulho, à queda” (Prov 16,18);
Melhor é ser humilde de espírito com os mansos, do que repartir o despojo com os soberbos
.
Prov 16:19·
“Deus resiste aos soberbos, mas dá sua graça aos humildes” (Prov 3,34; Tg 4,6)
(REFLEXÃO)
Conta a lenda de que um sapo estava pensando em como poderia fugir do clima frio do inverno. Alguns gansos selvagens sugeriram que ele migrasse com eles. Mas o sapo sabia que não podia voar. “Eu tenho um cérebro brilhante”, disse o sapo, “deixe comigo”. Depois de pensar um pouco, pediu que os dois gansos o ajudassem. O plano consistia em dois gansos segurarem um em cada ponta de caniço, enquanto o sapo se segurava com a boca no meio do caniço. E assim a viagem começou. Quando passavam sobre uma pequena cidade, os moradores saíram para ver aquela cena estranha. Alguns gritaram: “Quem poderia bolar algo tão genial?” O sapo foi se inchando de orgulho, se achando importante. E, de tão inchado, não resistiu e exclamou: “Eu bolei tudo!” Seu orgulho foi a sua própria ruína, pois no momento em que abriu a boca, se soltou do caniço e estatelou-se no chão, morto.
Melhor é ser humilde de espírito com os mansos, do que repartir o despojo com os soberbos
.Prov 16:19
· “Deus resiste aos soberbos, mas dá sua graça aos humildes” (Prov 3,34; Tg 4,6; Ped 5,5)
SER HUMILDE É SABEDORIA
SEJA sempre humilde. A humildade não é a maior, mas é a mais bela de todas as virtudes. Não se sabe de nenhuma pessoa humilde que não tenha sido querida por todos. Ao contrário, nenhum orgulhoso conseguiu ter amigos. Ser humilde é ter muito, como se não tivesse nada. É ter de aparecer preferindo se ocultar. É ser aplaudido, pedindo que se aplauda os outros. É pedir sempre desculpas por estar presente, mas nunca deixando de se apresentar como em um dever a cumprir. Seja humilde!
A vida sempre ensina, àqueles que se deixam formar por ela, que HUMILDADEé uma virtude que caminha de mãos dadas com A SABEDORIA,
É impossível que exista alguém que seja perfeito em tudo, todos temos defeitos. Quem se enche de orgulho, fechando-se ao aspecto das próprias imperfeições, julgando-se perfeito e vendendo a outros esta imagem, caminha ausente de si mesmo, pois, a verdade que expressa é irreal. Utiliza-se de uma máscara que oculta aquilo que realmente é.
É sabedoria reconhecer-se fraco e limitado, pois, somente assim será possível trabalhar as próprias fraquezas fortalecendo-as gradativamente. Também são reconhecer as virtudes alheias e aprender com elas.
Os outros têm muito a nos ensinar, e quem não desperdiça a graça de aprender, amadurece significativamente em tudo o que faz.
Quem é humilde reconhece o que tem de bom no outro, cresce com ele, valoriza-o e lhe dá a oportunidade de também ser bom.
O típico orgulhoso é aquele que acredita que somente o que ele faz é bom, e que nos outros a bondade está ausente.
Ter humildade significa não exigir da vida respostas prontas e imediatas para tudo, mas saber acolher o mistério que vai nos formando no cotidiano
Humildade é sabedoria, é ser gente, é deixar-se ajudar, é saber respeitar, é dar espaço para amar e ser amado, para encontrar e ser encontrado. Aprendamos com esta virtude, construindo no concreto da vida a vitória que somente ela pode nos garantir.

3 comentários:

  1. Muito edificante esta mesg, para refletir e praticar.Deus abençõe a tdos poderosamente.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada por estas palavras tão sábias!!! Realmente, Bem aventurados os humildes de coração, por que estes verão a Deus!! Muito obrigada Jesus, por estar sempre caminhando ao meu lado!!! Patrícia

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por palavras que nos enchem do espírito de Nosso Senhor. Minha Mãe sempre disse isso, e minha tia também: "Humildade meu filho, vem em primeiro lugar. Seja humilde". E fico feliz por caminhar nos trilhos do Senhor. Que todos tenhamos muita saúde. AMEM.

    ResponderExcluir