pastorwagnershekinah@hotmail.com

pastorwagnershekinah@hotmail.com
ENDEREÇO Avenida Arquiteto Vilanova Artigas, nº. 1950Bairro: Conjunto Habitacional Teotonio Vilela CEP: 03928-240 SÃO PAULO SP

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Avivamento. O que é? Quando acontece? Como acontece? Cuidados

 Para a semente germinar precisa de luz, calor, água, condições adequadas para que possa frutificar. E para o avivamento se manifestar quais são as condições ou o ambiente, que tipo de preparo a Igreja precisa ter?


Como seria bom se alguém pudesse afirmar que descobriu a verdadeira resposta para cada uma destas perguntas, talvez exterminassem de uma vez por todas com uma série de problemas que temos herdado desde nossos antepassados. Normalmente quando se fala em avivamento, logo se pensa em encontros de crentes, “cheios de poder” falando em línguas, tendo revelações, curas, clamor, muito barulho, etc. e partindo desta concepção errada, percebemos que a grande maioria tem uma idéia vaga, não bíblica e infelizmente a tendência é fecharmos todas as portas de nossas Igrejas para o avivamento.

Estamos carentes de uma verdadeiro avivamento, mas por outro lado ficamos temerosos em nos abrirmos e buscarmos mais, justamente por estes preconceitos adquiridos.
Avivamento é uma ato sobrenatural de Deus na vida de todo o cristão que com sinceridade abre seu coração e permite que através do Espírito Santo, haja mudança de atitude para com todo o pecado em sua vida.
Hoje, a tendência é supervalorizar os dons e esquecer totalmente o caráter cristão, ou seja, tem dom de curar, ou se fala em línguas, tem revelação, traz mensagens poderosas, etc.. na Igreja nos cultos é uma bênção mas em casa ou no trabalho ninguém o suporta, suas amizades são duvidosas, suas contas não são pagas em dia, fala mal do vizinho, etc.. isto não é tão importante, poucos estão interessados em saber como está a vida cristã, melhor é Fazer ou Ter, do que Ser.
Existem fortes movimentos que procuram criar um avivamento mecânico, onde a emoção é a base para a ação, levando muitos a tomar decisões sinceras sem entender realmente quais as implicações em sua vida leva a maioria desistir e voltar ao comodismo com seus hábitos e costumes antigos.
Sempre que preciso falar sobre avivamento, lembro-me de uma comparação que aprendi ainda quando era jovem, em uma mensagem que ouvi. A Igreja do Senhor Jesus pode ser comparada como uma árvore que, naturalmente estando saudável é claro, deve produzir folhas e frutos.
 árvore que possui só folhas é bonita, produz sombra, chama atenção de todos pela formosura, mas podemos afirmar que está incompleta, pois falta-lhe o fruto, quando chega um vento o barulho que fazem é muito grande.
Por outro lado a árvore que possui apenas os frutos, é desejada pelo seu conteúdo e muitos podem saciar sua fome, no entanto esta árvore não é atraente, pois falta-lhe algo que melhore sua aparência.
Se considerarmos esta analogia entre (árvore e Igreja) e compararmos as folhas com os dons espirituais e os frutos com os frutos espirituais, podemos concluir algumas verdades:
Toda Igreja assim como a árvore para ser completa dever ter folhas (dons) e frutos
Uma Igreja somente com as folhas, pode ser atraente mas não tem conteúdo, não mata a fome de ninguém, totalmente vulnerável ao vento, e barulhenta
Uma Igreja somente com frutos, é saudável, tem conteúdo para saciar a fome, mas não tem beleza e não se movimenta apesar do vento, muito pesada.

O ideal então deve ser uma Igreja que tenha os dons que embelezam, alegram, chamam atenção e também os frutos, pois são de extrema necessidade para dar alimento e equilibrar a árvore diante dos ventos.

Algumas definições:



O apóstolo Paulo registrou o segredo de uma vida cheia do Espírito e avivada - Gálatas 2: 20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.
"Avivamento é o sopro de Deus para tirar a poeira que foi acumulado no decurso dos anos sob nossa vida espiritual" - 
"Avivamento é um ato sobrenatural de Deus na vida do cristão que, abrindo para ele o seu coração, torna-se fértil para produção do fruto do Espírito, enchimento e dons espirituais" – "Avivamento é uma visitação inteiramente sobrenatural do Espírito Santo de Deus, pela qual uma comunidade inteira toma consciência de sua santa presença e é surpreendida por ela" - John Stott
Marcas do Avivamento
Quando acontece o avivamento, causamos impacto e fazemos diferença para melhor em nossa sociedade.
Em seu ambiente de trabalho, no lar e na escola todos reconhecem o bom cheiro de Cristo em sua vida - II Co 2:14 - 15 E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento. Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem.
Mudança de atitude com respeito ao pecado - arrependimento, confissão e restituição
Atitude de louvor e glorificação a Deus – Novo cântico de louvor e adoração
Torna-se mais ativo na Igreja do Senhor Jesus - através de seus dons e frutos espirituais
Caráter totalmente trabalhado por Deus transformação e renovação de valores
Amor pela Palavra de Deus leitura, estudo, reflexão e aplicação dos princípios na vida.
Uma vida de oração: aprendemos orar a vontade de Deus e não nossa.
Fica inquieta - não se conforma com a inércia espiritual em sua Igreja.
 Quando começa o avivamento
Avivamento começa quando descobrimos que não podemos viver por nós mesmos e decidimos entregar nossa vida inclusive a cristã totalmente nas mãos de nosso Senhor Jesus Cristo.
O apóstolo Paulo escreveu: “fui crucificado com Cristo, logo já não sou eu mais quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus que me amou e se entregou por mim – Gl. 2: 20
O desenho da Cruz na capa ilustra muito bem o que é depender totalmente do poder de Deus em nossas vidas para que crucificados com Cristo, possamos viver avivados inclusivamente na força e no poder do Espírito Santo.

Cuidados diante do Avivamento
Na revista Ultimato nº 266 de set/out de 2002 vemos as seguintes cuidados que precisamos ter diante dos movimentos de avivamento.
 Os super crentes
No livro de Francis Schaeffer ele nos chama atenção ao grupo dos super espirituais, ou seja, desprezam o intelecto, a doutrina, corpo e cultura, para dar ênfase ao espetacular ou ao extraordinário.

• Dependentes de Emoções
As emoções são muito valorizadas e passam a dirigir as decisões.
• Busca exagerada em milagres e ou visões
Precisam das visões e dos sinais a cada dia para sobreviver.
 Fanatismo
A distância entre o zelo e o fanatismo não é muito grande, mas a diferença entre um e outro é gigantesca. O Espírito nos leva ao zelo, ao entusiasmo, à plena submissão, à devoção total, ao desprendimento, mas nunca ao fanatismo.
O que falta para as nossas Igrejas chegarem ao avivamento verdadeiro
Consagração mais qualidade de tempo com Deus
Disciplina os pastores devem praticar a disciplina tanto a educativa como a punitiva.
Fome pela Palavra de Deus - vamos desafiar nossos membros a leitura diária e devocionais.
Oração sem dúvida, sem oração não haverá avivamento, ainda somos uma Igreja que ora pouco. Pouca oração, pouco poder; muita oração, muito poder; nada de oração nada de poder.
Mudança de comportamento o comportamento cristão precisa ser diferenciado do mundo.
é a dúvida é o medo afastam-nos de Deus e consequentemente do avivamento.
Confissão de pecados estamos quase perdendo a prática de confissão e restituição de nossos pecados.
 Tudo isso é resultado do mover do Espírito Santo, que muitas vezes fica bloqueado pelos nossos pecados e pela nossa negligência.FONTE;Por: Paulo Quentino
Qual o preço a pagar pelo avivamento?
RESPONDE:
muitas vezes achamos que irmos para a igreja, cantarmos no altar, pregarmos a palavra no culto,EVANGELIZAR isso já é um preço, mas quando olhamos para dentro de nós percebemos que na verdade não entregamos nada
Comecei a me lembrar de alguns homens do Senhor que fizeram história. Lembrei-me de Moisés, o preço dele foi abandonar o conforto do palácio de faraó, lugar onde tinha vivido toda a sua vida, tenho certeza que ali ele deixou amigos, pessoas que ele amava muito, para que o propósito do Senhor fosse cumprido em sua vida e em seu povo. Lembrei-me, ainda, de Paulo, ele tinha um nome a zelar, afinal de contas os cristãos o temiam, mas quando teve um encontro com Deus, deixou todo o seu patamar e pagou o preço, imagino que ele tenha ouvido muitas piadinhas, chacotas por sua escolha, mas não desistiu. Ele quer derramar o avivamento, mas precisa de pessoas dispostas a pagarem o preço para que isso aconteça.

Talvez para alguns o preço é o rompimento de um namoro impuro, para outros é o emprego que te faz pecar com mentiras, enganando as pessoas, para outros o preço é simplesmente jejuar, gastar mais tempo lendo a palavra de Deus.
REFLEXÃO

A história dos avivamentos conta que o fogo de Deus sempre desceu onde encontrou madeira seca, pronta para ser queimada.
O fogo só desce onde encontra material inflamável, ou seja, Deus vem onde é desejado.
 Que material inflamável é esse? O que antecede um avivamento?
Ele vem sobre uma geração quando Deus encontra nesta um DESESPERO, quando os homens chegam a um nível de desespero por Sua presença e o transforma em clamor. A glória vem!
Quando entendermos esse mover veremos o avivamento acontecendo em nossa nação, mas o Senhor precisa que esse avivamento aconteça primeiro em nossos corações!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário